fbpx
was successfully added to your cart.

Carrinho

Conhecer estes 3 segredos da nutricionista para fidelizar pacientes vai ser chave para aumentar seu faturamento. E com isso você não será mais nutricionista de uma só consulta, mas sim o nutri da jornada de mudança do paciente. Você vai aprender sobre vender programas de nutrição e muito mais. Confira.

Você já passou pelo drama que é atender alguém, e a pessoa nunca mais voltar? E pior, quando o paciente até marca, mas falta no dia, sem desmarcar previamente. É uma tormenta, sei bem.

Nós bem sabemos que conquistar clientes novos é mais difícil. Além disso, é de 5 a 7 vezes mais caro do que manter o paciente já atendido em uma primeira consulta. 

E acima de tudo, os pacientes fiéis representam 50% do nosso lucro. E isso pode ser até maior. Entretanto, o problema é que FIDELIZAR, requer estratégias que poucos conhecem. Mas você agora pode aplicar. Vamos lá aos 3 segredos.

 

1º SEGREDO para fidelizar pacientes: a confirmação

Um grande erro que vejo para desmarcações de consultas está na impessoalidade da confirmação da consulta. Sabe aquela mensagem clássica “podemos confirmar a sua consulta amanhã as 10h?”. Pois é, ela é formal demais, distante.

Portanto, tente mudar para uma mensagem mais pessoal, mais intimista e que não dá espaço para o paciente desmarcar a consulta do nutricionista. Para mim, sempre foi infalível. Tente praticar e comente aqui no que deu

Se você já conhece o paciente:

Olá, “nome do paciente”,  estou bem feliz com nosso encontro amanhã às 10h. Já separei seu material aqui e pensei em um plano para continuarmos e outras ideias para começarmos. Tenho certeza que será um momento bem especial. Lembrando:  (endereço) . Te aguardo então às 10h amanhã, conforme deixamos combinado. Um forte abraço. E conte sempre comigo! Abraço (nutricionista). 

Se é a confirmação da primeira consulta:

Olá, “nome do paciente”. Terça feira, às 10h, (dia e horário da consulta) temos o nosso primeiro encontro para o seu planejamento nutricional. Antes de tudo, obrigada por ter me escolhido com sua nutricionista. Tenho certeza que teremos uma jornada de transformação pela frente. Aguardo você e já estou com todos os preparativos aqui. O endereço. Até mais e conte comigo neste processo.

2º SEGREDO para fidelizar pacientes: a agenda lotada

Já  falamos aqui no blog sobre a percepção de valor dos seus serviços. Vou contar para vocês a melhor estratégia para que seu paciente perceba valor na sua consulta e fidelize: TENHA E COMUNIQUE UMA AGENDA CHEIA.

Com isso, eu quero dizer que mesmo que você não tenha ainda uma agenda lotada de pacientes (Calma, ela vai lotar!), você deve incluir outros compromissos na agenda, como suas redes sociais, planejamento, finanças, etc. E com isso deixar horários mais limitados para agendamento de consultas.

A partir desta escassez de horários para agendamento, os pacientes começam a valorizar mais suas consultas. E com isso entender que não pode remarcar  à toa.

Assim sendo,  intensifique e concentre o número de atendimentos em determinados dias,  inclua os outros compromissos na agenda até encontrar o número ideal que gera escassez mas não faz o paciente desistir.

Mas se o paciente desmarca?

Outra estratégia é também criar uma política, uma espécie de acordo, sobre ausências. Determine um prazo para que o paciente possa cancelar a consulta, mas saiba que há regras e ele pode ter perdas. Por exemplo, se ele contratou um programa nutricional, ele poderá adiar o prazo do programa por mais 15 dias para compensar esta ausência deste encontro. Mas não poderá fazer sempre.

Se for um paciente de consultas avulsas, você pode ter um acordo que se ele não aparecer na consulta, você não poderá mais manter o valor de consultas de acompanhamento e sim de primeira consulta.

Todos nós sabemos que não é fácil cumprir estes acordos e o paciente nos coloca numa saia justa com frequência. A ideia aqui deste combinado é muito mais para que o paciente fique inibido e não falte, sentindo que estará perdendo algo.

Além disso, saiba que você tem todo o direito de não atender um cliente que não respeita o seu trabalho. O importante é que o paciente sempre saiba das condições, antes de sofrer alguma penalidade.

 

3º SEGREDO para fidelizar pacientes: relacionamento

O bom e velho relacionamento é a nossa terceira estratégia.

Você provavelmente já sabe disso, mas é importante lembrar que quando um paciente desenvolve um vínculo emocional com você, dificilmente ele vai pensar em se consultar em outro lugar. E quanto mais emoções você evoca na consulta, mais você acessa seus sentimentos, mais conectados vocês ficam. Por isso, mais do que prescrição, trabalhar as metas comportamentais farão diferença para este vínculo.

Portanto prepare-se para o momento da consulta, esteja ali inteira, presente, de corpo e alma, pratique a escuta ativa, entregue o plano alimentar na hora. Isso tudo vai deixar o paciente encantado. Mas o relacionamento só está começando.

Siga estes próximos passos após a consulta para solidificar o relacionamento que apenas começou na consulta:

  • Envie uma mensagem de boas vindas, por e-mail ou whatsapp, dentro das 24h após a primeira consulta. Parabenize o paciente por sua conquista e início da jornada. Traga alguns lembretes, liste suas redes sociais, com os links e reforce que você enviará em breve o que vocês combinaram.
  • Na data combinada, ou o mais breve possível, envie tudo que você ficou de enviar para o seu paciente: receitas, listas, ideias, etc.
  • Inclua seu paciente no envio contínuo de e-mails ou mensagens de whatssapp. E lembre de incluir links para seus IGTV, vídeos e outros conteúdos de redes sociais.
  • Além do envio contínuo a todos, encaminhe mensagens individualizadas sobre as metas do paciente. Pergunte como ele está e se disponibilize para ajudá-lo.
  • Lembre do aniversário do seu paciente e envie uma mensagem.
  • Elabore materiais diferenciados como e-books especiais para o seus pacientes, e não apenas para obter leads novos. Faça-o se sentir exclusivo.

Enfim, trate seu paciente como você trata seus amigos. Isso é nutrir um relacionamento que fideliza.

Faz isso, e depois conta pra gente aqui! Vamos amar saber qual segredo funcionou mais para você!

E se descobrir outo segredinho, divide com a gente. 😉

 

Keywe Lab

Author Keywe Lab

More posts by Keywe Lab

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.