fbpx
was successfully added to your cart.

Carrinho

Habilidades de comunicação podem ajudar o nutricionista de sucesso. Entenda aqui como captar e fidelizar pacientes com o storytelling – uma técnica eficiente de comunicação para a carreira do nutricionista.

Como captar pacientes com o storytelling ?

Imagine a cena: o paciente busca por seu nome e encontra sua descrição na forma de um currículo vitae bastante longo e descritivo, com inúmeros cursos e pós graduações que você fez.

Você acredita que isso o conecta? Faz ele marcar uma consulta? Do contrário, ele encontra uma descrição da sua trajetória de carreira contada em primeira pessoa, com alguns feitos. Como ele vai se sentir? Este é o poder do stroytelling para captar seu paciente, com emoção.

De fato, vamos a outra situação comum em que o Storytelling pode ajudar é nas redes sociais.

Imagine a situação A em que o nutricionista vai para o stories falar da importância de controlar o açúcar no sangue. É bem provável que não gere tração.

Já na situação B, a nutricionista vai falar da história do João que acabou de passar por um susto e veio em consulta. O João, ao ser diagnosticado com diabetes, pensou que não ia poder mais comer nada. Eventualmente, ficou apavorado, e foi que que você nutricionista, entrou no jogo e ajudou ele na contagem de carboidratos.

Então, percebeu a diferença? Novamente é o poder do Storytelling. E a magia de conectar as pessoas com histórias reais, que geram identificação.

Como fidelizar pacientes com o storytelling ?

O paciente entra em seu consultório e, depois de uma agradável conversa, volta para casa com a motivação que precisava – e a certeza da companhia perfeita para chegar lá. A partir deste cenário, te deixo uma pergunta: esta situação te pareceu distante para você – Se sim,  é hora de virar a chave e conquistar não só a mente do seu paciente, mas também seu coração .

Novamente estamos falando de “Storytelling”, a arte de contar história na hora de vender a sua ideia e de conduzir os pacientes para o processo de mudança. Com o Storyelling, você pode construir uma  conversa mais pessoal nas suas redes sociais e gerar mais engajamento e conexão.

A técnica é muito usada por publicitários e diretores de filmes para construir narrativas interessantes em roteiros de propagandas, de filmes de cinema. E pode ser utilizada por você também,

 

Como usar o Storytelling – passo a passo:

  1. Deixe de lado o medo e a autocrítica (ou medo da crítica) e encare a escrita de algumas histórias. Para começar, que tal escrever a sua história de vida profissional? Com os medos, superações, cursos, aperfeiçoamentos, ocorrências, fracassos e vitórias. Depois, resuma e avalie se isto pode virar o seu Storytelling que vai substituir o seu currículo.
  2. Elabore seu roteiro, lembrando que o protagonista é você e, portanto comece pelo seu PORQUÊ, respondendo como chegou ao seu propósito e qual força te trouxe para essa missão.
  3. Escolha seu tom de voz, verbos e estilo de escrita. Primeiro  confira com qual perfil (engraçado, casual, descontraído, agressivo, determinado) você se identifica mais e assuma. Segundo, utilize este perfil, mas seja você mesma acima de tudo. Terceiro seja  espontâneo e aja alinhado com o seu propósito.
  4. Exerça a sua vulnerabilidade, deixando transparecer a pessoa que você é não apenas o que você estudou, e também como você pode ajudar as pessoas. Dessa forma, seus futuros pacientes irão se identificar com quem tem limitações e se arrisca para superá-las. Além disso, se sua história tem algum evento de  fracasso ao longo do caminho, não hesite em contar.
  5. Saia do óbvio, tirando o fôlego da sua audiência e fazendo ele torcer por você até o fim da história.
  6. Traga soluções e dicas de como você  passou pelas mesmas dificuldades e com isso mostre que você poderá ajudar as pessoas em sua busca por uma alimentação mais saudável.

 

O Storytelling pode ser aplicado em algo mais para captar e fidelizar pacientes?

Sim! Você pode usar o storytelling ao escrever textos para sites e blocos e com este conteúdo recheado de histórias poderá ranquear de forma orgânica no Google. Lembre-se na hora de planejar seu roteiro que escrever é estabelecer uma conexão real com o outro, construir uma ponte.

Assim sendo, para treinar sua escrita, venha fazer parte da plataforma colaborativa: www.nutrievoce.com .

Lá você pode deixar o seu texto, usando o storytelling de pacientes, sem expor a sua identidade. E com isso, tanto captar como fidelizar pacientes.

Te espero lá!

 

Keywe Lab

Author Keywe Lab

More posts by Keywe Lab

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.