fbpx
was successfully added to your cart.

Carrinho

Você já ouviu que alguns nutricionistas estão trabalhando com Mindful Eating. Mas afinal, o que é Mindful Eating?

Carol Godoy conversou com a Manoela Figueiredo, nutricionista, especialista em Mindful Eating e também jornalista para explicar um pouco sobre como funciona essa abordagem na nutrição.

Embora o nome desse podcast seja Mindful Eating, para conseguir compreender e assim chegarmos à abordagem que é tema desse nosso papo, assim como todo o seu processo e prática, primeiramente precisamos falar de Mindfulness.

Mindfulness

Mindfulness, traduzido no português como atenção plena, tem suas origens em práticas orientais, com alguns princípios até mesmo origens no budismo.

Essa prática chegou ao ocidente primeiramente por um médico americano chamado Jon Kabat-Zinn. O Mindfulness nasceu nessa parte do mundo a partir do momento que Jon criou um programa de redução de stress na Universidade de nos Estados Unidos.

É a capacidade intencional de trazer a nossa atenção para o momento presente e com alguns princípios, sem julgamentos ou críticas e com uma aceitação e uma atitude de abertura e curiosidade.

Mindful Eating

A precursora é a Jan Chozen Bays,  uma médica pediátrica e monja americana.

Manoela gosta muito de uma frase de Jan que diz:

“O mindful eating é uma experiencia que envolve todas as nossas partes – corpo, coração e mente. Na escolha e no preparo do alimento e no ato de comer.” – Jan Chozen Bays

É bom lembrar também, que o Mindful Eating não está voltado para nenhuma religião, é uma prática laica. E não é um método de emagrecimento e nem uma dieta!

Manoela afirma que sempre vale a pena a gente estudar abordagens e ferramentas que nos permitam ir além.

Quer entender mais como você Nutricionista pode fazer o uso dessa abordagem ?

Vem com a gente?

Ouça agora no Spotify

 

Acompanhe nas redes sociais:

Instagram Keywelab

Convidada:

Manoela Figueiredo, a musa mindfulness,  fez jornalismo na PUC-SP e terminou a faculdade com 22 anos, foi para a Califórnia ficar somente 1 mês e acabou ficando por lá durante 4 anos. Entretanto, ela resolveu fazer Nutrição nos Estados Unidos e começou a estudar uma parte mais holística, já que estava mais envolvida com ioga e outros ensinamentos.

Mas quando voltou ao Brasil, descobriu que precisava do CRN, e aos 27 anos fez vestibular novamente para cursar Nutrição na Universidade Anhembi Morumbi.

É coordenadora do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade (GENTA), uma das idealizadoras da Nutrição Comportamental e autora do livro Nutrição comportamental. Tem formação em Mindful Eating, Intuitive Eating e Wellness Coach.

Apresentadora:

@CarolGodoy

Keywe Lab

Author Keywe Lab

More posts by Keywe Lab

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.